sexta-feira, 8 de julho de 2016

Inicio do VII Fórum Social Mundial das Migrações em São Paulo

Começou ontem dia 7 de julho o VII Forum Social Mundial das Migrações na Faculadade Zumbi dos Palmares  em São Paulo com o lema “Migrantes construindo alternativas frente a de$ord‎€m e a crise global do capital”.

O evento chega com a proposito da dar voz ao migrantes e refugiados sobre os problemas que sofrem e ter o protagonismo sobre alternativas para resolve-los tanto no Brasil como no mundo

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, deu as boas-vindas aos representantes do comitê internacional reunidos na sede da prefeitura na parte da tarde  imigrantes de todo o mundo que participam da 7ª edição do Fórum e assinou uma lei municipal que vai garantir direitos e políticas públicas os imigrantes que escolhem São Paulo para viver. “Estou orgulhosos que vocês tenham escolhido São Paulo para realizar o Fórum Social Mundial das Migrações porque esta é a terra dos mil povos, uma cidade construída por imigrantes”.

O prefeito sancionou , a lei durante o evento  entra em vigor já na sexta-feira dia 8  e institucionaliza o Centro de Referência do Imigrante, o Conselho Participativo do Imigrante e um conjunto de políticas públicas para acolher melhor os imigrantes em São Paulo. “Não podemos tratar os seres humanos com uma condição inferior à das mercadorias que circulam livremente no planeta. Nós acreditamos que o ser humano deve ser acolhido onde ele escolher para viver e criar sua família”.

Haddad disse estar orgulhoso, enquanto descendente de imigrantes libaneses, de ser prefeito de uma cidade que vive “um nova onda migratória” e recebe “de braços abertos haitianos, sírios, bolivianos...”. “Os ganhos civilizatórios são inestimáveis”.
O fórum continua ate dia 10 de Julho na faculdade Zumbis dos Palmares com palestras , atividades culturais , exposição de fotografia do Chico Marx da Missão Paz retratando os migrantes , alem de comidas típicas e produtos artesanais .


www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário