sábado, 18 de junho de 2016

Grandes eventos celebram Dia Mundial do Refugiado em capitais brasileiras

Para aprofundar o conhecimento sobre a realidade dos refugiados e as razões que levam uma pessoa a abandonar sua casa forçadamente, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e seus parceiros organizam diferentes eventos gratuitos em várias capitais do país para marcar o Dia Mundial do Refugiado, celebrado mundialmente em 20 de junho. 
Exposição fotográfica "Vidas Refugiadas", que tem apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), chegou ao Rio após uma primeira temporada em São Paulo. Foto: Victor Moriyama
Obra de exposição fotográfica “Vidas Refugiadas”, que tem apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Foto: Victor Moriyama
Para aprofundar o conhecimento sobre a realidade dos refugiados e as razões que levam uma pessoa a abandonar sua casa forçadamente, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e seus parceiros organizam diferentes eventos gratuitos em várias capitais do país para marcar o Dia Mundial do Refugiado, celebrado mundialmente em 20 de junho.
Em todo o mundo, cerca de 60 milhões de pessoas encontram-se fora dos seus locais de origem por causa de guerras, conflitos e perseguições. Deste total, mais de 20 milhões são refugiados — cruzaram uma fronteira internacional em busca de proteção.

Veja abaixo a programação:

 Sábado (18), o ACNUR, o SESC São Paulo e o Festival do Minuto realizam a cerimônia de premiação dos vídeos vencedores do Festival do Minuto Refugiados 2016, no Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141), a partir das 14h00. Mais de 140 vídeos foram inscritos no festival, e uma seleção dos melhores será exibida no evento. Além da premiação, acontecerá a apresentação do Coral infantil Coração Jolie, formado por crianças refugiadas que vivem no Brasil, sob a coordenação da ONG brasileira IKMR (I Know My Rights — Eu Conheço Meus Direitos).
No domingo (19), acontecerá em Brasília (DF) o projeto Cine MigrArte, no Cine Brasília (EQS 106/107, Asa Sul), a partir das 15h00. Cinema, música, artes visuais e gastronomia estarão juntos para promover a diversidade cultural que é trazida pelos refugiados e imigrantes ao contexto brasileiro. Integram a programação um debate sobre tabus acerca do refúgio e também intervenções artísticas, sob a realização conjunta do ACNUR com o Coletivo REgeneration e a produtora Hiperespaço. Uma seleção dos vídeos do Festival do Minuto Refugiados 2016 também será exibida em Brasília, assim como o lançamento do documentário “A Linguagem do Coração”.
Ainda no dia 19, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre (RS), a Associação António Vieira (ASAV) promove a abertura da Semana do Refugiado na capital gaúcha. Será montada uma tenda com fotos, publicações e a presença de profissionais e pesquisadores da temática do refúgio, além de refugiados e imigrantes, para realizarem rodas de conversa com os interessados. Ao longo do dia, também haverá atividades culturais promovidas pelos refugiados e serão ofertados serviços para esta população, como assessoria jurídica e informações para acesso ao mercado de trabalho.
A programação se encerra no próprio Dia Mundial do Refugiado (20 de junho), com a inauguração da exposição fotográfica “Vidas Refugiadas” no Museu Nacional da República, em Brasília (DF). As fotos retratam o cotidiano de oito mulheres de diferentes nacionalidades que vivem no Brasil, chamando a atenção para a perspectiva de gênero dentro da temática do refúgio. A abertura oficial será às 19h00 com debate junto ao público presente.
Em todo o mundo, o Dia Mundial do Refugiado é uma oportunidade para celebrar a força, a coragem e a perseverança das pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e seus países por causa de guerras, perseguições e violações de direitos humanos.
No Brasil, segundo dados do CONARE, vivem 8.863 estrangeiros registrados como refugiados — originários de 79 diferentes nacionalidades. Em 2015, o país contabilizava 25 mil solicitações de refúgio pendentes de julgamento. A maioria dos solicitantes de refúgio vem da África, Ásia (inclusive Oriente Médio) e do Caribe.
Dia 18/06 — No sábado de manhã, a partir das 10h00, uma feira de alimentação e artesanato na Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, reunirá refugiados e moradores da região portuária que fazem parte do grupo Sabores do Porto e Artesanato do Porto. Além da integração entre moradores e refugiados, a feira permitirá também aos visitantes conhecer e degustar a diversidade cultural que este encontro promoverá.
Onu Brasil
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário