sexta-feira, 10 de junho de 2016

Estreia Nacional do Filme "Estive em Lisboa e Lembrei de Você" Migrantes Brasileiros em Portugal

O filme tem estreia nacional o dia 16 de junho 


Cataguases, Minas Gerais, Brasil, 2005. Depois de um casamento frustrado, que o faz perder o emprego e o contato com o filho, Sérgio de Souza Sampaio (Paulo Azevedo) decide emigrar para Lisboa, Portugal. Lá, corre a lenda, é possível recompor a vida e fazer um bom pé de meia para depois retornar à terra natal. Cheio de sonhos, Sérgio parte para Lisboa, onde é confrontado com a dura realidade da imigração: o dia-a-dia, o submundo e as diferenças culturais vão revelar um lugar diferente daquele com que sonhara.
Nascido em Lisboa em 1969, José Barahona reside atualmente no Brasil. Em 1995, se formou na Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa). De lá para cá, dirigiu diversos documentários e curtas-metragens. Completou seus estudos em Cuba e Nova York. 

No início, pensei fazer um documentário baseado no romance do escritor brasileiro Luiz Ruffato. No entanto, acabei fazendo uma ficção com várias pontes no documentário. Eu queria saber o que levava os brasileiros a emigrarem para Portugal. Escolhi trabalhar com atores amadores e não atores nas duas cidades para incorporar as suas histórias e vivências. No fundo, refiz, no sentido inverso, o percurso do escritor. Ele encontrou estas pessoas e as transformou em personagens do seu livro. Eu procurei as pessoas que tinham histórias semelhantes às descritas no livro e as integrei como personagens do filme. 

Como diretor, seu trabalho transita num território híbrido em que documentário e ficção se misturam: seus documentários têm, muitas vezes, dispositivos ficcionais, e suas ficções uma relação muito estreita com o documental. Nesse sentido se destacam o documentário longa-metragem “O Manuscrito Perdido” (2010), vencedor, entre outros, do Prêmio TV Brasil de Melhor Longa-metragem na 15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico (RJ). Um livro sobre o filme foi publicado pelo Selo Tordesilhas, com prefácio de Nelson Pereira dos Santos. Destaque também para o documentário “Milho” (Prêmio CineEco em Movimento, CineEco, Seia, Portugal, 2009). Dirigiu ainda o curta-metragem de ficção “Pastoral” (2004), conquistando os prêmios de Melhor Curta-Metragem no Caminhos do Cinema Português (Coimbra, 2005) e a Menção Honrosa no Fantasporto (Porto, 2005).


www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário