segunda-feira, 23 de maio de 2016

Sindicato da construção no Canadá espera que Governo altere lei da imigração

"Mais tarde ou mais cedo o Governo vai ter que responsavelmente pensar e começar a preparar mudanças na política de imigração", afirmou Jack Oliveira, de 55 anos.
O dirigente da Local 183 sublinhou ainda que o sindicato tem dialogado com o Governo sobre a temática de imigração, cabendo no entanto a Otava "a iniciativa de fazer algo".
"Temos trabalhadores, nomeadamente na Europa, que estão disponíveis para trabalharem no Canadá. No entanto, temos que respeitar as leis do Canadá. Tentámos passar a mensagem ao Governo, mas temos que esperar e ver o que vão fazer", disse o dirigente sindical.

O Governo Federal apresentou no orçamento para 2016 um investimento de 60 mil milhões de dólares canadianos (109 mil milhões de euros) na área das infraestruturas, não existindo na Local 183 atualmente recursos que garantam a "mão de obra suficiente para todos esses projetos previstos".

"É muito importante que o Governo siga esse caminho de investimento nas infraestruturas, permitindo o acesso à mão de obra dos trabalhadores estrangeiros qualificados", frisou.
Uma parte do projeto de construção de um metro de superfície no norte de Toronto, denominado por ‘LRT Eglinton' foi adjudicada à Local 183, investimento de cerca de seis mil milhões de dólares canadianos (quatro mil milhões de euros).

O sindicato vai necessitar, no espaço de três anos, de uma média de 3.500 trabalhadores, de que neste momento ainda não dispõe.

Um grande número de operários dentro de uma década vai entrar para a reforma, daí que seja "necessário começar a pensar na renovação dos elementos", até porque a experiência na construção "demora algum tempo a adquirir-se".

Para já, o principal objetivo da Local 183 pretende atingir aos 50 mil associados, número que atualmente ultrapassa os 48 mil registados, cerca de 65 por cento portugueses e lusodescendentes.

"Estamos muito perto de atingir esse número de cinquenta mil sócios. Penso que no final do ano vamos alcançar esse objetivo. Mas depois queremos chegar aos sessenta mil, pois não queremos parar com todo o trabalho", realçou Jack Oliveira.

A Local 183, criada em 1953, não incorpora só o setor da construção civil, existindo também a competente industrial e a vertente institucional.

O sindicato tem apoiado ao longo dos anos causas solidárias. No dia 21 de junho, vai organizar o maior torneio de golfe a América do Norte, com a participação de mil golfistas, em sete campos, com os fundos a reverterem em prol de instituições de caridade.

Diário Digital com Lusa
www.miguelimigrante.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário