quarta-feira, 4 de maio de 2016

Inscrições para o VII Fórum Social Mundial das Migrações vão até 31 de maio



As inscrições para atividades do VII Fórum Social Mundial das Migrações (FSMM) podem ser feitas até o dia 31 de maio por meio de formulário online no site (http://fsmm2016.org/) O evento que acontece de 7 a 10 de julho na Universidade Zumbi dos Palmares e Centro Esportivo e de Lazer Tietê, em São Paulo, irá trabalhar em seis frentes de debate mantendo o tema principal “Migrantes construindo alternativas frente à desordem e a crise global do capital". As inscrições podem ser feitas por grupo ou individualmente, desde que estejam adequadas a um dos eixos. O objetivo é que os migrantes apresentem as problemáticas do capital e sugiram meios de combatê-las.
Serão aceitos trabalhos que incluam seminários, rodas de conversa, poemas, audiovisual, etc, que abordem um dos seis eixos previamente divulgados lançamento do Fórum, em 10 dezembro do ano passado. São elas:  Crise do modelo capitalista e consequências para a migração; Resistências dos migrantes; Migração, gênero e corpo; Migração natureza e disputas norte-sul; Movimentos sociais e Direitos Humanos e Direito à cidade, inclusão social e cidadania dos migrantes. Cada eixo oferece temáticas sugestivas para a inscrição das atividade segundo o sistema de trabalho do VII Fórum.
O principal critério para a seleção das propostas será a originalidade e a relevância na discussão sobre migrações. Nas duas modalidades há um custo simbólico que será destinado a cobrir os gastos dos materiais de apoio entregues aos inscritos.
Durante o evento, os inscritos participarão de debates dentro dos eixos e de uma conferência magistral, no dia 7 de julho, quando começar o Fórum.  Ainda estão programados oficinas e seminários para os dias, sendo que cada seminário terá duração máxima de duas horas e as oficinas e rodas de conversa, uma.
Em caso de dúvida sobre as inscrições os participantes podem enviar um e-mail para inscricao@fsmm2016.org. Interessados em trabalhar como voluntários no Fórum das Migrações podem se inscrever por meio do contato: contato@fsmm2016.org
Conheça os eixos:
Eixo 1
O eixo “Crise sistêmica do modelo capitalista e suas consequências para a Migrações” está relacionado a crise do capitalismo e de que forma suas consequências impactam os fluxos migratórios. Atividades inscritas nesta categoria devem analisar a atual conjuntura global e as políticas migratórias.
Entre os temas que contemplam este eixo estão: A Crise do Capitalismo e os mercados transnacionais de trabalho; Guerra ao Terror e criminalização das migrações;  Experiências da migração e viver na ilegalidade; Crise do capitalismo e protagonismo dos migrantes; Guerras e direito ao refúgio; e Migrações Gênero e Raça
Assuntos relacionados à violação dos direitos humanos e perspectivas migratórias também são contemplados nesse eixo devem apresentar relatos.
Eixo 2
O segundo eixo, “Resistência e Alternativas desde os sujeitos migrantes”, faz referência às mobilizações e lutas de resistência dos imigrantes no contexto capitalista. Objetivo desde quadro é que seja reforçado o olhar atento ao gênero, raça, classe e atuação de movimentos anti-capitalistas e anti-imperialistas.
Pessoas interessadas em participar deste eixo podem inscrever seus trabalhos nas seguintes opções: Migração e movimentos globais anti-capital e anti-imperialismo; Projetos familiares, gênero, raça e relações de poder; Mobilização de migrantes, refugiados, povos originários contra a violência do capital; Migração e trabalho e Iniciativas de assistência; e Empoderamento do migrante.
12801484 187792234924917 5449806968162114238 n
Eixo 3
A temática deste eixo “Migração, Gênero e Corpo” é dedicada às mulheres migrantes e refugiadas. O objetivo é levar o empoderamento às mulheres na sua luta por melhores condições de moradia, trabalho, saúde e combate à violência sexual.
Os grupos que desejam inscrever suas atividades neste eixo devem considerar os seguintes assuntos: Mulheres migrantes a luta pelos direitos; Mulheres refugiadas, condições de abrigo e mudanças socioculturais; Mulher, condições de trabalho e economia solidária; Mulher, saúde, conquistas e desafios; Mulheres e prostituição, vítimas e trabalhadoras do sexo?; Direitos sexuais e reprodutivos; Combate a violência de gênero, trabalho escravo;
Neste eixo também há um espaço destinado a falar da população LGBT. Para os interessados nesta abordagem as atividades podem se inscrever de acordo com as seguintes alternativas: População LGBT e impossibilidades laborais; Ser LGBT e ser refugiado; Turismo sexual. .
Eixo 4
Para o Fórum Social Mundial das Migrações uma das causas principais dos deslocamentos forçados são as mudanças ambientais e as disputas entre países e interesses capitalistas do Hemisfério Norte e Sul. O Eixo 4, “Migração, os direitos da mãe natureza, o clima e as disputas norte-sul”, vem com esta proposta na tentativa de apresentar os processos migratórios não só como uma escolha por melhores condições de vida, mas como alternativas frente a situações forçadas de caráter ambiental ou político.
Entre as abordagens para este eixo estão: Catástrofes climáticas e refugiados; Projetos e meio ambiente; Destruição do mundo rural e as migrações; Guerras, deslocamento e disputas por recursos naturais.
Eixo 5
A missão principal do Fórum é o respeito aos direitos humanos de migrantes e refugiados no mundo todo. Permitir que tenham uma vida digna, com acesso aos serviços básicos (moradia, educação, saúde e trabalho no país que escolheram para morar. No eixo 5, “Movimentos sociais e Direitos humanos: Moradia, Educação, Saúde, Trabalho decente”, as atividades inscritas devem discutir as mobilizações das comunidades migrantes na luta pelos seus direitos e contra as políticas restritivas do Estado. Entre as sugestões temáticas deste eixo estão: Movimentos por moradia; Mobilização por trabalho decente; Políticas migratórias, segurança nacional e direitos humanos; Luta contra xenofobia, racismo e discriminação de gênero; Migração e direito a educação superior e Intolerância Religiosa.
Eixo 6
Denominado “Direito à cidade, inclusão social e cidadania de imigrantes”, é o último eixo temático do Fórum das Migrações e tem como objetivo debater a cidadania universal e o direito à cidade para as comunidades de imigrantes e refugiados.
Este eixo trabalha com pilares de igualdade e inclusão social na procura de pôr um ponto final ao preconceito.
As atividades inscritas devem considerar as seguintes temáticas: Reinvindicação das Políticas Públicas; Manifestações políticos-culturais destas comunidades; E transformação da cidade por migrantes e refugiados;  Participação Política e Políticas Públicas Migratórias.
TEXTO DE KATHERINE RIVAS, REDAÇÃO FSMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário