quarta-feira, 13 de abril de 2016

Migrações: Guardas costeiras italiana, líbia e espanhola salvam milhares de Migrantes

As guardas costeiras italiana, líbia e espanhola resgataram esta segunda-feira às águas do mar respetivamente mais 1850, 111 e 26 migrantes que tentavam alcançar a Europa.

Só durante esta segunda-feira, em oito operações distintas, a guarda costeira italiana anunciou ter socorrido 1.850 pessoas no canal da Sicília, o braço de mar que separa a Itália da costa líbia.

O navio Diciotti da guarda costeira socorreu dois barcos a bordo dos quais se encontraram 740 pessoas, ao passo que a Cigala Fulgosi, uma embarcação da Marinha militar, deu, por sua vez, assistência a dois barcos pneumáticos onde estavam 255 migrantes, precisou, em comunicado.

Um navio mercante foi também desviado pelo centro operacional da guarda costeira italiana para resgatar 117 pessoas, e o navio Frankfurt, membro do dispositivo europeu Eunavformed, salvou 738 migrantes que se encontravam a bordo de duas barcaças e um barco.

A guarda costeira líbia resgatou, por seu turno, 111 imigrantes ilegais, a maioria dos quais procedente do Mali, que pretendiam alcançar a costa europeia a bordo de uma embarcação precária.

Em declarações à agência oficial de notícias local WAL, o porta-voz das Forças Navais, Tayeb Omro Kasem, indicou que os náufragos foram encontrados de madrugada à deriva, perto da costa de Ghot al-Roman, a leste de Tripoli.

O Crescente Vermelho líbio e os funcionários da ONU para os refugiados prestaram apoio aos migrantes, dando-lhes roupa e alimentos, antes de serem transferidos para o Serviço de Combate à Imigração Ilegal, em Tripoli.

Elementos do departamento de Salvamento Marítimo espanhol socorreram esta segunda-feira à tarde, perto da ilha de Alborán, uma embarcação pneumática com 26 imigrantes subsaarianos, entre os quais pelo menos duas mulheres.


Fontes do departamento indicaram que os imigrantes serão transportados no navio Guardamar Polimnia até ao porto de Motril, Granada, onde se prevê que cheguem pelas 20:00 e onde está já montado um dispositivo da Cruz Vermelha para os atender assim que desembarcarem.

Observador

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário