segunda-feira, 4 de abril de 2016

Japão: número de trabalhadores estrangeiros deve ultrapassar 1 milhão este ano



O número de estrangeiros que trabalham no Japão deve ultrapassar 1 milhão pela primeira vez este ano, com o país aumentando as vagas para trabalhadores estrangeiros, especialmente nas áreas de enfermagem e limpeza, informaram fontes do governo neste sábado (2).

O governo do primeiro-ministro Shinzo Abe, basicamente, não permite a imigração permanente, mas tem promovido um aumento de trabalhadores estrangeiros devido aos apelos da comunidade empresarial para tornar mais fácil a contratação de pessoal estrangeiro em meio a uma população em queda e para a globalização dos negócios.

A projeção é comparada com os 910 mil trabalhadores estrangeiros no final de outubro do ano passado.

O governo está planejando a criação de um painel consultivo para rever a política básica do país e lidar com um declínio na população, que gera escassez de mão-de-obra.

A nova estratégia de crescimento a ser elaborada pelo governo em maio ou junho é esperada para confirmar a necessidade de promover o emprego de trabalhadores estrangeiros altamente qualificados e a revisão de um programa de treinamento no trabalho para pessoas de países com economias emergentes, disseram as fontes.

O número de trabalhadores estrangeiros no Japão vem aumentando nos últimos anos. Em outubro do ano passado, os chineses representavam 35,5 por cento dos trabalhadores estrangeiros, seguidos pelos vietnamitas, filipinos e brasileiros. O número de trabalhadores nepaleses também aumentou consideravelmente.

Os empregadores mais comuns desses estrangeiros são fabricantes de pequeno e médio porte, mas grandes empresas japonesas do setor de serviços têm aumentado o número de trabalhadores estrangeiros.

Cerca de 30 por cento do total de trabalhadores estrangeiros são empregados em Tóquio, e outros locais de trabalho comuns são as províncias de Aichi e Kanagawa.

O Partido Liberal Democrático de Abe criou uma comissão em março para explorar maneiras de lidar com a escassez de mão-de-obra. As idéias que estão sendo discutidas incluem a introdução de um novo estatuto de residente para permitir que estrangeiros sem nenhuma habilidade especial possam trabalhar no Japão, ou requisitos facilitando permitir que essas pessoas se tornem parte da força de trabalho no Japão, disseram as fontes.

Esforços estão em curso para expandir a força de trabalho estrangeira no Japão. Por exemplo, o parlamento japonês está criando um projeto de lei para adicionar enfermagem na categoria para conceder o estatudo de residente, além de diplomacia e estudos, que já são válidos.
A lei de imigração japonesa não dá estatuto de residente a estrangeiros que pretendem trabalhar como faxineiros. Mas esses trabalhadores passaram a ser elegíveis se forem empregados por empresas que passam por certos requisitos sob uma lei revisada em zonas especiais de desregulamentação que entraram em vigor em Setembro passado.

Pessoas no setor relacionado estão agora fazendo os preparativos para a remoção da proibição de serviços de limpeza por estrangeiros nas províncias de Kanagawa e Osaka, designadas como áreas estratégicas especiais.

O governo também deve expandir o apoio para os estrangeiros que procuram trabalhar nas áreas de informação e tecnologia, bem como o turismo.


Alternativa Online
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário