segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Missão Paz e o fotografo Chico Max apresentam Somos Todos Imigrantes


Ao chegar no MIS (Museu da Imagem e Som) a primeira ilustração apresenta um texto escrito por Pe. Alfredo Gonçalves, missionário scalabriniano, com o título “Diga não para dizer sim”:

Diga não ao racismo
diga não ao preconceito,
diga não à discriminação:
três vezes não para dizer um SIM!
Sim ao imigrante como outro, diferente,
num mundo onde ninguém é estrangeiro!
Cada pessoa é sonho e esperança,
cada cultura traz valores e riquezas.
Imigrante não é problema nem ameaça,
mas momento de encontro e intercâmbio,
oportunidade de recíproco enriquecimento!

Em seguida, o espectador se depara com a exposição fotográfica composta por 19 imagens e que tem como título “Somos Todos Imigrantes”. O evento é resultado de uma parceria entre a Missão Paz e o fotografo Chico Max, com apoio do MIS, Secretaria de Cultura e a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo de São Paulo.

O fotografo decidiu retratar os imigrantes e refugiados de forma positiva, enquanto na mídia em muitos casos aparecem como necessitados, em situação de emergência. Em outros momentos são apresentados como problemas. Diante disso Chico Max quis “registrar a beleza dessas pessoas que, em geral, aparecem depreciadas na mídia”. A exposição se propõe também esclarecer que os imigrantes e refugiados são uma grande riqueza.
O projeto fotográfico "Somos Todos Imigrantes" terá outras etapas e formatos que serão divulgadas nos próximos dias.

No domingo   a palestra foi com o  professor Clovis de Barros ,depois foi a roda de conversa com o fotografo Chico Max, Padre Paolo Parise, e imigrantes que fazem o rostos da migração a participação do publico foi importante  no debate, junto a  Deputada Federal Bruna Forlan que a Presidente da Comissão da Nova Lei de Migraçao .


Texto Missão Paz
Fotos

Miguel Ahumada
Patricia Rivarola 

Nenhum comentário:

Postar um comentário