terça-feira, 24 de novembro de 2015

"As migrações atuais criam novas formas de racismo"

Francisco Bethencourt acaba de publicar, na Universidade Princeton, uma investigação sobre o racismo

O racismo é uma questão atual?
Completamente atual, principalmente porque estudo o racismo do ponto de vista histórico. Não quer dizer que tudo se resuma ao passado e que se consiga compreender tudo no presente através de um tempo anterior, mas ajuda a entender. O grande problema atual é o de existir uma explosão de migração e de preconceitos em relação a outras etnias. Como integrar todo este processo e quais os antecedentes históricos destes conflitos e integrações é uma boa pergunta.

Como a "invasão" em curso da Europa por imigrantes?
A Europa já conheceu vários períodos de migração extensiva no final do Império Romano e na Idade Média, que eram períodos de um certo nível de nomadismo. O que estamos a viver é um processo muito mais complicado porque ocorre numa altura em que as fronteiras europeias estão muito definidas.

Torna tudo diferente?
As condições que desencadeiam as migrações são sempre as mesmas: guerra, pobreza e falta de recursos para sobreviver. Ora, se essas condições ocorrem e não há maneira de as bloquear, no momento atual coloca-se o problema da validade de políticas num só Estado. Porque as migrações atravessam fronteiras, envolvem muitos países ao mesmo tempo, e só com políticas globais é que se atenuarão estes problemas.

Dn















Nenhum comentário:

Postar um comentário