quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Imigração futura mudará a face da América até 2065


Entre os estimados 441 milhões de americanos em 2065, 78 milhões serão imigrantes e 81 milhões nascerão nos EUA de pais imigrantes

Um panorama dos Estados Unidos em 2065 mostraria uma nação que possui mais 117 milhões de pessoas que atualmente, com nenhum grupo racial ou étnico ocupando o espaço da maioria branca de hoje, segundo projeções do Pew Research Center (PRC). Aproximadamente, 1 entre 3 americanos será imigrante ou terá pais imigrantes, em contraste com 1 entre 4 atualmente.

Essas projeções demonstram que os imigrantes e seus descendentes liderarão o crescimento populacional nos EUA nos próximos 50 anos, como tem acontecido na última metade de século. Entre os estimados 441 milhões de americanos em 2065, 78 milhões serão imigrantes e 81 milhões nascerão nos EUA de pais imigrantes. As mudanças projetadas no perfil populacional poderão implicar na variação da realidade, como, alteração no perfil eleitoral, o aumento do nível educacional dos estrangeiros e o padrão de nascimentos (tamanho das famílias).

Os brancos não hispânicos permanecerão o maior grupo racial na média populacional, mas se tornarão menos que a média atual, conforme as projeções. Atualmente, eles totalizam 62% da população, mas cairão para 46% em 2065. Já os hispânicos totalizarão 24% da população (18% agora), os asiáticos serão 14% (6% agora) e os negros 13% (12% agora).
O eleitorado norte-americano já está mais diversificado que nunca e as mudanças futuras produzirão uma quantidade extra de eleitores não brancos. Outro fator importante é o aumento da idade da segunda geração, ou seja, pessoas nascidas nos EUA com pelo menos um dos pais imigrante. Atualmente, grande número deles não possui idade suficiente para votar, pois a idade média desse grupo é 19 anos, indicando que metade é mais nova e a outra metade mais velha. Entretanto, até 2065, a média de idade entre eles será 36 anos.

A possibilidade de os asiáticos serem o maior grupo imigrante dos EUA também apresentará suas próprias implicações, entre elas o aumento dos níveis educacionais. Entre os imigrantes que chegaram durante os últimos 5 anos, os asiáticos já ultrapassaram os hispânicos, em parte devido à queda do fluxo migratório vindo do México. A diminuição do fluxo da imigração hispânica também terá impacto ao longo prazo: Em 2065, os asiáticos ultrapassarão os hispânicos entre todos os imigrantes, de 38% para 31% (Atualmente, essa margem é de 26% para 47%). O aumento da porcentagem de imigrantes asiáticos pode aumentar os níveis educacionais da população estrangeira, uma vez que os imigrantes asiáticos tendem a ser mais educados. Entre os novos imigrantes asiáticos, por exemplo, 57% concluíram a universidade, em contraste com 13% dos novos imigrantes mexicanos e 28% de outros países da América Central e Sul.

O aumento da população asiática nos EUA também pode impactar o debate político sobre imigração nas próximas 5 décadas. Atualmente, os americanos possuem visões contrastantes sobre o impacto dos imigrantes na sociedade, mas tendem a ter uma visão mais favorável dos imigrantes asiáticos (e europeus) que outros grupos étnicos, segundo uma pesquisa recente realizada pelo PRC.


Brasilian Voice

Nenhum comentário:

Postar um comentário