sexta-feira, 24 de julho de 2015

Imigrantes terão a chance de continuar seus estudos em Santa Catarina

A Secretaria de Educação de Santa Catarina divulgou na semana passada que os Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) irão oferecer aulas do Ensino Fundamental e Médio para imigrantes. Essa será uma oportunidade para aqueles que desejam continuar os estudos e criar oportunidades no mercado de trabalho.

Segundo a gerente de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação, Beatris Clair Andrade, a procura dos estrangeiros para conclusão dos estudos foi o que motivou o órgão a ofertar o ensino.

“Já tínhamos uma proposta. Os haitianos, principalmente, estão nos procurando muito nos últimos anos e a demanda aumentou desde o início de 2015”, destaca.
Beatris explica que não existe uma turma específica para imigrantes, pois não há uma demanda grande para cada município. Para estudar no Ceja, a pessoa deve ter mais de 15 anos e comparecer até o local com os documentos pessoais e escolares. O estrangeiro que não tiver o comprovante escolar passará por uma prova de nivelamento para avaliar em que turma ele estudará.

“O histórico ou documentação da escolaridade deve ser traduzido para o português. No site da Secretaria de Educação, está disponível no ícone Covalidação de Estudos informações sobre tradução e outros processos”, acrescenta a gerente.

Ceja de Criciúma

O Ceja de Criciúma ainda não conta com alunos estrangeiros. Para aqueles que residem em Criciúma e desejam continuar seus estudos é necessário ir até o local, que fica localizado na Rua José Gaidzinski, n° 368, no bairro Pio Correa. É obrigatório que a pessoa deva ter em mãos sua documentação para efetuar a matrícula.
O horário de atendimento é das 7h45 às 22h com intervalos ao meio-dia e no fim da tarde. O Ensino Médio está disponível nos três períodos, já o Ensino Fundamental pode ser realizado à tarde ou noite. Para mais informações: (48) 3403-1592.


Satc

Nenhum comentário:

Postar um comentário