segunda-feira, 23 de março de 2015

Leigos Scalabrinianos Reunidos na Missão Paz


Estamos diante de um fenômeno um pouco diferente em relação ao passado. Hoje não vivemos simplesmente numa época de grandes migrações, e sim, numa época em que se vive em “estado de migração”. Alguns exemplos serão suficientes para elucidar a afirmação. Nos dias de hoje, além dos 250 milhões de pessoas que vivem fora do país em que nasceram temos milhões de pessoas que moram fora da região ou da cidade de origem (migrantes internos), milhões de pessoas que trabalham fora da região ou cidade em que residem milhões de pessoas que se deslocam temporariamente ou  por outras atividades. Além disso, não podemos esquecer os milhões de pessoas que, mesmo permanecendo na própria terra, vivenciam o “fato migratório” pela ausência cotidiana de familiares que migraram. Enfim, vivemos num mundo em mobilidade, num mundo onde os deslocamentos geográficos se tornaram cada vez mais normais, habituais.


Neste contexto se reuniram durante o domingo 22 de março nas dependências da Missão Paz aproximadamente 35  leigos de varias comunidades como Brasil, Argentina, Chile, Paraguai,Peru, Bolivia, Mexico , para aprender o significado do Bispo  João Batista Scalabrini  no caminhar das migrações. O  Seminarista Felimon Mexicano fala sobre a importância dos leigos junto a  missão dos  migrantes . Padre Luis Espinel  diz o que significa  ser um Leigo Scalabriniano “Ele é a pessoa que , tendo conhecimento de sua vocação batismal e de sua responsabilidade social, se propõe realiza La comprometendo-se   dentro do espírito e do carisma scalabriniano.


No final do evento foi  celebrada a missa pelos Padres Antenor Della Vecchia Alejandro Cifuentes , Paolo Parise, Luis Espinel e seminaristas Pierre Vertus e Ever ,para que os leigos se comprometam a um trabalho com os migrantes sempre na solidariedade na acolhida e no amor.


Miguel Ahumada

Nenhum comentário:

Postar um comentário