terça-feira, 1 de abril de 2014

Conselho Participativo abre espaço inédito para imigrantes residentes na cidade de São Paulo

Eleições realizadas neste domingo (30) escolhem 20 conselheiros que representarão os estrangeiros residentes em São Paulo em 19 subprefeituras. Iniciativa é inédita na cidade

O Conselho Participativo Municipal abriu um espaço inédito de participação dos imigrantes na decisão dos rumos da cidade. As eleições deste domingo (30), na Praça das Artes, escolhem 20 conselheiros que representarão os estrangeiros residentes em São Paulo em 19 subprefeituras. O resultado será publicado no site da Secretaria Municipal de Direitos Humanos.

“Com esta eleição, estes cidadãos que sempre foram tratados como de segunda classe, serão tratados como qualquer outro cidadão. São chineses, coreanos, senegalenses, peruanos: é um mundo de pessoas que estão aqui trabalhando, produzindo, mas não são tratados como cidadãos. Ou eles têm direito a voto ou não serão respeitados nunca”, afirmou o secretário Rogério Sotilli (Direitos Humanos e Cidadania). Segundo Sotilli, a cidade abriga hoje de 700 mil a um milhão de imigrantes, o que corresponde a cerca de 10% da população do município.
Com mandato de dois anos, os imigrantes eleitos participarão das discussões do órgão consultivo. Cada subprefeitura que apresenta, pelo menos, 0,5% de estrangeiros em sua população abriu uma vaga de conselheiro. A quantidade de conselheiros foi determinada de acordo com dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografias e Estatísticas (IBGE).
O boliviano Adalit Aidana Mendoza, 28 anos, é um dos 49 candidatos participantes. Imigrante em São Paulo há 9 anos, ele concorre a uma vaga na subprefeitura da Penha, zona leste da capital. Para Adalit, as eleições dão aos imigrantes a chance de exercer a cidadania. “Antes, todos os imigrantes estavam desamparados. Agora vamos ser ouvidos e valorizados, ter o mesmo voto e o mesmo direito a opinião”, avalia.
O papel dos conselheiros é exercer o controle social no planejamento, fiscalizar as ações e gastos públicos nas regiões e sugerir ações e políticas públicas. Para o candidato Eliseu Condore, 45 anos, o principal desafio, caso seja eleito, será conseguir representar não só a comunidade boliviana a que pertence, mas também os demais estrangeiros de sua região. “Nós vamos ter este direito, de reclamar e falar, mas quero tentar ver os problemas das outras comunidades. Vai ser difícil”, conta Eliseu, que disputa uma vaga no conselho da Mooca. Estima-se que em São Paulo vivem cerca de 300 mil bolivianos.
Na eleição, os imigrantes votam em apenas um candidato da região onde residem. Podem participar estrangeiros residentes na cidade de São Paulo, portando documento original com foto. Terão um conselheiro imigrante as subprefeituras de Butantã, Campo Limpo, Casa Verde, Ermelino Matarazzo, Freguesia do Ó/Brasilândia, Ipiranga, Jabaquara, Jaçanã/Tremembé, Lapa, Mooca, Penha, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Santana/Tucuruvi, Santo Amaro, Vila Maria/Vila Guilherme, Vila Mariana e Vila Prudente. A subprefeitura Sé, por ter mais de 10 mil imigrantes residentes nos seus distritos, elegerá dois conselheiros.
Assami Bikienga, 23 anos, espera que os conselheiros trabalhem para a melhoria da qualidade de vida dos imigrantes. “Se o meu candidato ganhar, ele vai pedir ajuda às autoridades para melhorar a nossa vida, com habitação, alimentação e melhores condições de trabalho. Pode ajudar também com os papéis, que são muito difíceis de conseguir”, espera o imigrante, que há seis meses deixou Burkina Faso, na África, para viver em São Paulo.
Conselho Participativo
Instituído pelo prefeito Fernando Haddad, o Conselho Participativo Municipal tem entre 19 a 51 membros por bairro, de acordo com o tamanho da população, sendo em média, um representante para cada 10 mil habitantes nas 32 subprefeituras. As eleições para o Conselho aconteceram no dia 8 de dezembro, reuniram quase 3 mil candidatos e mais de 120 mil cidadãos puderam votar em até cinco representantes de seu bairro. Os 1.113 eleitos foram empossados no dia 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade.
Lista de votos 
Subprefeitura
NOME DOS CANDIDATOS
ELEITO
TOTAL DE VOTOS
Butantã
WERNER REGENTHAL
ELEITO
4
Campo Limpo
ADELIO VILLALBA MARTINEZ
ELEITO
3
Casa Verde
LEONARDO ZOCCA
ELEITO
4
Ermelino Matarazzo
MONICA RODRIGUEZ ULO
ELEITA
9
Freguesia/Brasilândia
GREGORY EDWIN FISCHER
ELEITO
2
Ipiranga
AZIZE AHMAD ALI
2º SUPLENTE
1
Ipiranga
MARIA LUCIA DE FREITAS GOMES
1ª SUPLENTE
4
Ipiranga
OLGA LUISA LEON DE QUIROGA
ELEITA
4
Ipiranga
ROCCO PROCIDA
NÃO ELEITO
0
Jabaquara
SAMUEL DANY SANTOS ANEZ
ELEITO
4
Jaçanã
JOSÉ LUIS MARTINS TEIXEIRA
ELEITO
5
Lapa
IVES STAZIK BERGER VIGUERAS
ELEITO
4
Mooca
ADAMA KONATE
1º SUPLENTE
182
Mooca
DOMENICO DI BISCEGLIE
3º SUPLENTE
19
Mooca
ELISEO CONDORE CAZAS
4º SUPLENTE
16
Mooca
EMILIA GALLO GAMBALE
5º SUPLENTE
10
Mooca
LUIZ VASQUEZ
ELEITO
424
Mooca
MAURO GALLOTTA
7º SUPLENTE
2
Mooca
RAUL HERIBERTO URIA AGUIRRE
2º SUPLENTE
23
Mooca
SUN SHIN GHENG
6º SUPLENTE
8
Penha
ADALIT AYDANA MENDOZA
2º SUPLENTE
7
Penha
ALEJANDRO TUCO QUISPE
ELEITO
79
Penha
DIONISIO ESPINOZA MAMANI
3º SUPLENTE
2
Penha
RENE LLOJLLA PAUCARA
1º SUPLENTE
14
Pinheiros
CLARA ALICIA KARDONSKY DE POLITI
ELEITA
10
Pinheiros
LEONOR MARIA DE SÁ MACHADO DA FONSECA
1º SUPLENTE
7
Pirituba/Jaguará
JUAN ELVIS MAYTA MARTINEZ
ELEITO
3
Santana
RONALD SOUTO DELGADILLO
ELEITO
6
Santo Amaro
MARIA JOSÉ COLACIOPPO
1º SUPLENTE
3
Santo Amaro
MICHELE ANSELMI
2º SUPLENTE
2
Santo Amaro
VICTOR RAUL GONZALES LINARES
ELEITO
8
ANGELA JUANA SHIANG ORDENES
7º SUPLENTE
12
ARIEL KOGAN
8º SUPLENTE
2
ASAHIKO OGAWA
2º SUPLENTE
53
BONG GAB KIM
9º SUPLENTE
1
CHEUNG KAWAI
ELEITO
270
FANNY GISELA ASCÊNIO ARMAS
5º SUPLENTE
41
MAHOB MATIP DIEUDONNE
1º SUPLENTE
93
MASSAR SARR
ELEITO
172
NERIAN ELISA ALARCON CATARI
6º SUPLENTE
20
RENÉ CESAR BARRIENTOS CAMARGO
4º SUPLENTE
43
SIMON GRISSETTI BAEZ
3º SUPLENTE
47
Vila Maria/Vila Guilherme
RUDECINDO MENDEZ MARUPA
ELEITO
5
Vila Mariana
ANDREA MANETTI
2º SUPLENTE
5
Vila Mariana
ATAWALLPA DIAZ RICAURTE
1º SUPLENTE
10
Vila Mariana
ENRIQUE SANTOS MARTIN
ELEITO
15
Vila Mariana
PERRY CHARLES KEITH
NÃO ELEITO
0
Vila Prudente
DAM LUIS INDENE
ELEITO
32
Vila Prudente
TADAYASU TOKASHIKI
1º SUPLENTE
4


TOTAL
1694
  
VOTANTES
1710
VOTOS BRANCOS
4
VOTOS NULOS
12
VOTOS VALIDOS
1694



Fotos para download
Crédito: Fernando Pereira/Secom


Nenhum comentário:

Postar um comentário