quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Refugiados: seis entidades assinam protocolo de integração social


Bases de compromisso de ações conjuntas entre SEF, IEFP, Segurança Social, Misericórdia de Lisboa, Alto Comissariado e CPR

A  integração social dos refugiados e requerentes de asilo residentes em Portugal é o principal objetivo de um protocolo de cooperação que será assinado, nesta segunda-feira, no Ministério da Administração Interna (MAI), entre o Instituto da Segurança Social (ISS), o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), o Alto Comissariado para a Imigração e Dialogo Intercultural (ACIDI) e o Conselho Português para os Refugiados (CPR).

O protocolo tem por finalidade estabelecer bases de compromissos entre as seis identidades com vista à promoção de ações conjuntas que permitam «garantir uma parceria e atuação contígua eficaz», uma «melhor comunicação» e «promoção da articulação» de todos os organismos, bem como «a necessária integração social» dos requerentes de asilo com autorização de residência em Portugal e refugiados reinstalados.

Segundo o protocolo, o ISS vai garantir «o devido apoio financeiro, através do sistema de cooperação, às atividades a prosseguir pelo CPR», além de ter de assegurar o apoio social e judiciário aos refugiados e requerentes de asilo.

Por sua vez, o SEF compromete-se a assegurar «o fortalecimento de parcerias locais com os serviços da segurança social, tendo em vista uma cooperação estreita, à exceção da cidade de Lisboa, onde o interlocutor deverá ser a SCML, após efetivação de pedido de asilo ou de proteção subsidiária».

O SEF deve ainda garantir a devida informação aos serviços distritais do ISS e da SCML, bem como ao CPR, sobre as situações de menores desacompanhados, com vista à respetiva aplicação de medida de promoção e proteção.

Já o IEFP deve encontrar respostas, «ao nível da formação e emprego, que facilitem uma efetiva integração dos requerentes de asilo e refugiados reinstalados», enquanto a SCML vai «garantir o apoio social aos requerentes em situação de recurso da decisão de não admissibilidade do pedido de asilo», segundo o protocolo.

O ACIDI compromete-se a garantir o apoio aos requerentes de asilo ou reinstalados, através da sua rede, e encaminhá-los, sempre que necessário, para programas de aprendizagem de língua portuguesa.

A assinatura do protocolo contará com as presenças dos ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, e da Solidariedade e Segurança Social,
Pedro Mota Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário