quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Direção de Migração segue violando o direito à dignidade e aos convênios internacionais nas repatriações


As repatriações na fronteira dominico-haitiana continuam burlando os pactos e os protocolos internacionais e as leis da República Dominicana em questões de migração. Com a falsa crença de que sua atuação produz um bem para a sociedade, a Direção Geral de Migração fragiliza a dignidade das pessoas, viola os direitos humanos e descumpre o Protocolo de entendimento sobre os mecanismos de repatriação entre RD e Haiti de 1999.
Até agora, nessa semana, somente pela fronteira de Elías Piña, foram expulsas 156 pessoas. Na última repatriação que aconteceu às 5h45 da tarde de ontem, 40 homens, 6 mulheres e 2 crianças chegaram em um caminhão da Direção Geral de Migração até a fronteira e foram abandonados à sorte atrás da porta que divide ambos os países, descumprindo o protocolo para o tratamento de meninos e meninas em processo de deportação e as disposições sobre o princípio de não-separação familiar.
A Direção Geral de Migração, com esse tipo de procedimento onde não aparece um formulário de registro com a informação dos estrangeiros, nem um memorando de deportação firmado pelo inspetor atuante e o deportado, e muito menos a notificação às autoridades do Estado de origem, converte as repatriações numa prática que viola as normas do devido processo que são aplicáveis a toda classe de atuações judiciais e administrativas assim como uma violação ao direito fundamental à tutela Judicial efetiva.
As autoridades migratórias continuam, ao início dessa nova legislação, com os procedimentos irregulares de épocas anteriores apesar de que o presidente Medina, em seu discurso de posse tenha se comprometido a “criar uma política migratória clara e transparente, respeitosa dos convênios internacionais assinados pela República Dominicana em matéria de direitos humanos e direitos dos migrantes e suas famílias”. Isso nos faz pensar que ou o presidente Medina não tinha uma nova política migratória ou a Direção Geral de Migração está descumprindo os mandatos do novo executivo.

A notícia é da Oficina de Serviço Jesuíta a Migrantes em Jimaní (República Dominicana) |

Nenhum comentário:

Postar um comentário