segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Imigração em Cabo Verde aumentou 20% no ano passado

A população imigrante em Cabo Verde aumentou cerca de 20% em 2009, tendo-se registado também um crescimento da emigração cabo-verdiana qualificada, revela um estudo sobre o "Perfil Migratório de Cabo Verde", apresentado hoje, na Cidade da Praia.
O estudo, realizado entre Julho e Dezembro de 2009, aponta um aumento exponencial de imigrantes em Cabo Verde.
Para 2010, as estimativas apontam para a continuação do aumento de imigrantes que deverá atingir 12.035.
Dados referentes aos últimos dez anos indicam que se registou um aumento exponencial da emigração proveniente da África Ocidental e Central, mas a maioria dos imigrantes são provenientes da Guiné-Bissau.
Segundo o coordenador do programa da Organização Internacional das Migrações (OIM), Dário Muhamudo, foram compilado num único documento todos os dados estatísticos existentes sobre os fluxos migratórios de e para Cabo Verde.
Dário Muhamudo indicou ainda, que neste momento o estudo mostra que a emigração cabo-verdiana aumentou em termos qualitativos, isto é, quadros nacionais que emigram à procura de melhores condições de vida.
Por sua vez, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Jorge Borges, considerou que a análise é o resultado da "profícua cooperação "que vem ocorrendo entre Cabo Verde e a União Europeia, no quadro da chamada "Parceria para a Mobilidade".
"A elaboração de um perfil migratório consta das prioridades definidas pelo nosso Governo", sublinhou Jorge Borges, que aproveitou para enaltecer o papel da União Europeia, entidade que assegurou o financiamento do citado estudo.
Jorge Borges lembrou, que Cabo Verde em pouco mais de uma década, passou de país de emigração para uma situação de país de trânsito de imigração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário